Endodontia
A endodontia (também conhecida como tratamento de canal) é a especialidade da odontologia que faz a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que atingem a parte vital interna do dente (chamado de polpa), da raiz e dos tecidos em volta dele (tecido periapical).
As principais causas que levam à necessidade de um “tratamento de canal” e que acabam afetando a polpa dentária são lesões cariosas profundas, fraturas e trincas, trauma ou sensibilidade alta.
Uma das maiores preocupações referente à este tratamento é o medo da dor. Porém o que a maioria das pessoas não sabem é que a dor é um forte indicativo da necessidade do tratamento endodôntico, porém o tratamento em si é realizado com anestesia local com o objetivo de remover a dor, tornando-o totalmente indolor.
Este tratamento é uma ótima alternativa para evitar-se uma perda dentária, sendo assim, é preferível realizá-lo o quanto antes.
Com a tecnologia e ciência avançadas de hoje, possibilitou-se realizar o tratamento endodôntico em sessão única graças à utilização de equipamentos modernos de ponta como o motor endodôntico (com a utilização de instrumentos mecanizados), localizador apical e radiogradia digital. Todos com o intuito de otimizar o tratamento de forma mais ágil, preciso, confortável, eficaz e com resultados mais previsíveis.
