Harmonização Orofacial
A harmonização facial vem sendo cada vez mais procurada por quem busca melhorar estética facial. As técnicas são menos invasiva que uma cirurgia plástica tradicional e já conquistou diversos artistas.
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos realizados na face com o objetivo de hamonizar e melhorar a simetria facial. Para isso, diversos procedimentos podem ser realizados.
A ideia da técnica é tratar diversas insatisfações de uma vez. Por isso, ela pode servir para diversos objetivos, todos estéticos.
- Redução de papadas
- Redução de olheiras
- Redução de rugas e marcas de expressão
- Aumento dos lábios
- Definição de mandíbula e maxila
- Alinhamento do nariz
- Aumento do queixo
- Tracionamento de pele flácida e caída
Para chegar aos objetivos, a harmonização facial usa uma gama de procedimentos estéticos que usam apenas agulhas e cânulas.
Entre eles, estão:
- Aplicação de preenchedor a base de ácido hialurônico
- Outros preenchedores
- Aplicação de toxina botulínica
- Bioestimuladores de colágeno
- Fio de sustenção de polidioxanona (PDO)
- Lipo de papada enzimática
- Bichectomia

A técnica pode ser realizada por homens e mulheres. Mas antes é preciso saber quais os pontos a serem melhorados no rosto. Para isso, é necessária a avaliação de um profissional da área.
O cirurgião-dentista possui toda a competência técnica e autorização legal para realizar harmonização orofacial e de acordo com a Resolução – CFO-198/2019, reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica.